quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pequeno Tributo

Amanhã, enfim, vou comprar meu violão.

Das promessas que fiz no fim do ano, pelo menos essa eu vou cumprir. É um desejo antigo esse, o de tornar-me um virtuose ao violão. Um simples desejo egoísta de sentar-me sozinho na varanda à tarde e dedilhar bossa nova, ao lado da mesa farta de queijos e vinhos.

Pois amanhã cedo, bem cedinho, antes que a empregada me faça o café, saio apressado, entro numa loja de instrumentos musicais e escolho o meu violão. Não há de ser qualquer um. Deverá ter muita sonoridade – a de um sabiá-laranjeira.

Essa é outra promessa que fiz: a de ter um sabiá na minha sala. Acho difícil cumpri-la, pois não sou de prender nenhuma alma sob meu jugo. Mas promessas são feitas para serem cumpridas.

Então, sentar-me-ia na varanda, a mesa posta com vinhos e queijos, violão no colo, a gaiola dependurada. E começaria a sinfonia: um chilro lá, uma dedilhada aqui. E, aos poucos, de ensaio em ensaio, eu e o sabiá-laranjeira encantaríamos a rua e o bairro com nossa sinfonia harmoniosa. Bossa nova, boleros, MPB, sambas sincopados encheriam o ar de puro êxtase ― em tudo isso formaríamos um par, eu e ela.

Isso tudo me veio à mente ontem à noite. Há quatro meses ouço falar de certa voz, mas só ontem tive o privilégio de ouvi-la. E encantei-me. Depois de anos emudecida, minha alma musical despertou, e me peguei cantando baixinho e dedilhando um violão fictício.

Mas não nasci para ser violonista. Nunca o serei. E meu sonho se desfaz.

Ah, Amélia, que vontade de te roubar e te colocar na minha estante, sobre uma caixinha de música, à minha disposição. E dispensaria até meu violão, pois tua voz me basta.

* Com meus agradecimentos à inspirada Milena Paixão.

3 comentários:

Paixão, M. disse...

Aaaah, que baratoo!! A caixinha de música, papel e caneta. Tá vendo como é bom andar em boa companhia? kkkkk!

Coisa linda essa homenagem! Amelita merece, que, ô, moça talentosa! E o orgulho é todo nosso :)

Mas então, já comprou o violão? Não desista, não! Você escreve poesia e isso é um pedaço do caminho andado. É que música e poesia têm muito de irmãs.

Só não prenda o sabiá laranjeira, que aí é judiação! Hã.

bjo!

la fille au verre d´eau disse...

a Paixão é minha inspiração
=)
ó eu rimando!
rs

Anônimo disse...

Vixe! Que nem é pra desanimar, mas eu bem venho prometendo voltar ao meu violão faz uns dois anos e nada até agora! Então vê se amarra essa inspiração ao peito e vá logo comprar o passarim pra vontade não murchar e o coração não dedilhar um violão vazio.