domingo, 20 de julho de 2008

O instante mágico de cada um


Há um momento na vida de algumas pessoas que tem o poder de redimir todos os sofrimentos. Há um momento em nossas vidas que parece dizer: você não nasceu em vão.

Todo ser humano deveria ter direito ao seu momento mágico na vida. Não me refiro aos depreciativos quinze minutos de fama na telinha da Globo, que parecem ser caçados a peso de ouro, mas àquele momento único, que marca para sempre a vida de um vivente. Esse momento pode acontecer em família, no meio da noite, num barzinho, ou num sambódromo, em pleno carnaval.

Atletas deficientes visuais que desfilaram pela Portela mostraram em suas faces o que é esse momento mágico. O semblante é indisfarçável e mostra em toda plenitude o que vai dentro da alma: êxtase puro. O momento deles não foi aparecer na televisão – isso foi apenas conseqüência –, mas desfilar. Não sabiam a música e nada viam do feérico desfile. Isso não importou. O êxtase não estava na avenida, mas dentro deles.

Esse instante de gozo interior, íntimo, que não precisa necessariamente ser dividido com alguém, é a certeza da superação, quando descobrimos ser capazes de fazer algo que julgávamos impossível. Deve ser inesperado como o pulo do leão sobre sua presa e explodir com a força de um vulcão. Ele tem de nos pegar de surpresa, trazer calor à alma, esperança no futuro, a certeza de que não viemos a esse mundo por acaso. É algo que nos fará ouvir os anjos tocando sinos, os deuses sorrindo e os humanos cochichando entre si, num tom suficiente para ouvirmos: "que bom, você existe!".

Eu nunca tive um momento assim, que transcendesse minha obscura existência, me modificasse da água para o vinho. Talvez o fato que tenha chegado mais perto tenha sido passar no vestibular, sem ter feito cursinho, e ter chegado a casa e poder dar a notícia aos meus pais. A alegria que eles sentiram encheu-me de paz pelo dever cumprido. Mas, no fundo, acho que já sabiam que eu passaria. Então, não é isso o momento mágico.

O que eu sonho é um tipo de encantamento que a maioria dos humanos nunca provará. A poucos será dado conhecer esse êxtase. A humanidade, porém, é grande e não sabemos quem são esses poucos predestinados. Pode ser você, posso ser eu. Pode acontecer daqui a anos, ou amanhã cedo. Pode estar acontecendo agora. Eu sei que o meu vai acontecer. E cada um tem seu momento particular: quem sabe ganhar na loteria, talvez ser campeão mundial, ou mesmo participar do big brother. Não almejo nada disso.

Meu desejo é mais prosaico, e nem mesmo é exclusivo. Parece que anda acontecendo por todos os lados, para todas as pessoas, o tempo todo. Pelo menos, à primeira vista. Eu sei bem que, depois, esse momento mágico que todos dizem ter experimentado se transforma em pesadelo.

É só um desejo banal, esse meu, mas tão ansiosa e ardentemente esperado que anda consumindo meus dias e me faz, às vezes, duvidar se estou entre aquela ínfima parcela da humanidade predestinada a ver a luz antes de morrer.

Esse momento maior de minha existência, que me elevaria um patamar aos olhos de todos e aos meus próprios, seria bater o olhar em alguém e saber: é essa! É para essa que eu nasci! E, momento dobrado, sentir o olhar dela a me devolver: eu também nasci para você!

Mas como sou escritor e entendo de letras, não de olhares, acho que esse momento mágico pode estar a me acontecer. Estranhamente, inesperadamente. O ataque do leão. O vulcão. O ladrão no meio da noite, roubando minha paz enquanto durmo. Poderia um escritor apaixonar-se por letras, por frases, por meros rabiscos num pedaço de papel? Pois há alguém escrevendo umas letrinhas por aí que me fizeram começar a dizer, antes que eu percebesse a loucura e me calasse: é essa! É pra essa...

4 comentários:

Anônimo disse...

"passar no vestibular, sem ter feito cursinho" Eu espero que você saiba o quanto isso é injusto, viu? Lindo texto, como sempre.

Paixão, M. disse...

Cheguei!

Na verdade já havia chegado antes, já havia me deleitado com os textos, mas não tinha ainda deixado meu carinho a você por aqui.

Acho que é perfeitamente possível se apaixonar por letras e meros rabiscos num pedaço de papel :) E digo com conhecimento de causa! E digo também que é bom!

Mas, também almejo esse momento mágico de transcendência. Mas é que às vezes parece que é a busca que faz todo o sentido. Parece que nunca há a certeza de que aquele é mesmo o momento, ou se na verdade ele está ali mais um pouco à frente..

Abraço grande!!

Anônimo disse...

Vou ser atrevida....
A interpretação individual, da leitura de suas palavras, ja é capaz de nos levar a um certo êxtase.Nascer já é um êxtase.
Ao deitar sentir as pernas sobre minhas pernas, ainda q tão pequenas e dependentes em tantos momentos, e em outros tão adultas, é um êxtase.
Você tem razão em dizer que seu desejo é prosaico, assim como para a maioria dos mortais. Tão prosaico,que não somos capazes de perceber-los acontecer, mesmo que timidamente em um olhar, um sorriso tão esperado. Coisas simples que buscamos nos lugares mais remotos e que podem estar ao nosso lado.
Você escreve não só com sua alma, mas com a alma da humanidade.

Anônimo disse...

"que mágico te ver falar de momento... e perceber que a vida é o conjunto de todos eles. Lendo o que escreveu percebi que muitos momentos mágicos, às vezes, passam despercebidos e fazem a diferença em toda uma história. Muitas vezes somos grandiosos, heróis, mocinhos, até vilões, quem sabe? e não damos conta de nossa magnitude. Simplismente almas, antigas ou novas, em busca da magia de cada momento. Obrigada!