terça-feira, 19 de agosto de 2008

Letras se amam de madrugada

Depois que os escritores vão dormir, suas letras, libertas , se encontram na madrugada, e fazem aquilo que os escritores queriam mas não fizeram.

Não fico até tarde na internet, pois os dias são pequenos para mim e adentro a noite nesse notebook, que chamo carinhosamente de Notinho. Mas sei que tu ficas. Como adoro a noite, e acho que a vida é a noite, penso em abrir uma exceção e te fazer uma surpresa.

Pois ainda esta noite, bem na calada da noite escura, quando o mundo virtual cerrar suas janelas e todos os poetas e poetisas estiverem dormindo, e teus versos, cansados, forem repousar, meu Poema abrirá sorrateiramente a página que deixarás marcada e visitará tua Poesia.

Calmamente, passarei os olhos em toda tua obra, acariciando com o olhar cada verso, cada palavra. Minhas mãos percorrerão todas as curvas das tuas letras. Revisarei cada vírgula, cada ponto, cada exclamação. Teus pensares não serão segredos para mim; mas se revelarão em todo seu esplendor para o poeta que te faz sonhar quando escreves.

Assim que meu lápis tocar tua fonte de inspiração, exposta como uma flor pronta a receber o pólen e gerar sementes, nossas letras se tocarão, misturando-se emes com erres, bês com pês. E elas brigarão, se arranhando, se acariciando, num corta-recorta, num cola-descola, num apaga-reescreve, num solta-não solta, num Deus-nos-acuda, até que formem rimas perfeitas, raras. Teus monossílabos se transformarão em dodecassílabos. Teus ais reprimidos, teus medos contidos, teus rascunhos de amor adolescente, teu amor adulto engasgado, teu prazer sonhado e apenas rabiscado, tudo explodirá em sete rimas, em mil coroas de sonetos...

Lembrar-te-ás vagamente de Homero, Camões, Fernando Pessoa. Quintana e Drummond ressoarão em teus ouvidos. Sabino, Veríssimo e Rubem Braga estarão observando, à procura de inspiração. E, ao som das minhas trovas, te esquecerás das teorias literárias, das professoras chatas, dos leitores que nada sabem do amor. Será um momento só nosso, enquanto os outros nem imaginam letras se procriando na madrugada.

Tuas letras saltarão do papel, e eu as recolherei, uma a uma, em minhas mãos, e as colocarei de volta, na seqüência que achar mais correta. Minha métrica medirá tua rima, na medida exata, milhares de vezes, até que a subjugue, na ponta do meu dedo. E nossos versos, depois de perfeitamente rimados, se unirão no silêncio da madrugada. Nessa hora, a nossa poesia será livre, e teremos toda a licença poética para gritar palavrões sem rima e sem nexo. Só sexo.

Cecília e Cora ficariam ruborizadas, se abrissem os olhos.

E o amanhecer verá, então, nosso duo poético atingir o clímax, num orgasmo simétrico; e, exangues, nós, poetas do amor, e nossas letras, olhos nos olhos, riríamos nosso melhor riso, por saber que conseguíramos escrever, um dentro do outro, em letras indeléveis, os versos que sonháramos. E tua Poesia estará engravidada pelo meu Poema.

Quando os outros poetas visitassem aquela página, encontrariam versos abraçados, gargalhando... e não entenderiam, jamais, como um “b” e um “p” podem estar tão enroscados, e serem a mesma coisa — apenas de forma invertida, como um 6 e um 9.

7 comentários:

Paixão, M. disse...

Li uma vez e li novamente. Ainda é pouco... Que lindo texto! Adorei as imagens que você construiu, a vida que deu às letras - vida literal, de gente mesmo que busca prazer, que busca o ápice.

E letras foram feitas mesmo pra se misturarem, se fundirem... e benditos sejam os frutos :)

Enfim, delícia!

beijo!

Anônimo disse...

Nossa! Muitas figuras de linguagem! Fiquei até meio confusa. Mas o texto está simplesmente ótimo. Pude ver o Poema espiando a Poesia pela janela. Você descreve tudo com muita sensibilidade - o que deixa o texto muito bonito.

the drama queen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
the drama queen disse...

Lindo o texto.Também li várias vezes.
Acho mesmo que é à noite que as palavras-amantes tem seus rendezvous...

Vinícius Linné disse...

É noite e seguro seu texto nas mãos de boca aberta. Pude ver cada partícula descrita. Só o talento de um grande escritor é capaz disso. Parabéns.

the drama queen disse...

olha, eu já tentei mostrar esse filme pra vaaaaaaarias pessoas e a maioria desiste
elas não sabem o que perdem porque o filme é belíssimo...
mas, agora você me deu uma idéia..vou preparar uma mostra de filmes japoneses =)

Renata Mofatti disse...

Metáforas, comparações, sinestesias, figuras, elipses... Tudo isso e muito mais vocês encontram nas crônicas de Marcelo Grillo... He he he! Tá parecendo propaganda política! Não tem jeito, essa crônica é a cara do Recanto das Letras, lembro da primeira vez que a li (digo primeira porque conheço suas letras de "ponta à cabeça" e perdi as contas de qts vezes as li!